Home FAQ Sócios Fotolog Participe Sites de Moto Clubes Links e Dicas Contato

FAQ do Moto Clube Virtual do Brasil    

Perguntas mais freqüentes sobre o MC Virtual do Brasil (MCVB).

  1. O que é o Moto Clube Virtual do Brasil (MCVB)?
  2. Como posso ser sócio do MCVB?
  3. Qual o endereço para enviar mensagens para o MCVB?
  4. Qual deve ser a minha primeira mensagem?
  5. Porque razão as mensagens que envio para o MCVB me são devolvidas?
  6. Porque razão as mensagens que envio para o MCVB só aparecem horas depois?
  7. Porque razão o meu e-mail foi desinscrito do MCVB sem eu ter feito nada?
  8. O que é uma ID no Yahoo e porque é importante ter uma?
  9. Como posso sair do MCVB ou suspender temporariamente o recebimento de e-mails?
  10. Como receber apenas resumos das mensagens?
  11. Quais as regras que devo observar enquanto sócio do MCVB?
  12. Como funciona o Sistema de Controle do MCVB?
  13. Como faço para ler mensagens antigas (do arquivo)?
  14. Não recebi algumas mensagens que foram enviadas para o MCVB. O que fazer?

1) O que é o Moto Clube Virtual do Brasil (MCVB)?
É uma lista de distribuição de correio eletrônico para troca de mensagens e discussões sobre motociclismo, motos e temas relacionados. Pertence ao bom senso de cada subscritor determinar o tipo de mensagens que deve enviar para a lista, uma vez que as mensagens dos assinantes não sofrem qualquer tipo de censura prévia.

Voltar ao ÍNDICE

2) Como posso ser sócio do MCVB?
Entre no site (www.mcvbrasil.org) e clique em "Participe". Siga as instruções, enviando seus dados e aguarde até dez dias o recebimento de um convite para entrar no grupo ou de uma comunicação de que você está inscrito.
Caso não receba o convite ou a comunicação em dez dias envie seus dados novamente para o e-mail sergiosadam@gmail.com

Voltar ao ÍNDICE

3) Qual o endereço para enviar mensagens para o MCVB?
O endereço é mcvb@yahoogrupos.com.br

Voltar ao ÍNDICE

4) Qual deve ser a minha primeira mensagem?
A tua primeira mensagem para a lista deve ser de apresentação, indicando:
1) Idade.
2) Moto(s) que possui.
3) Motos que já possuiu.
4) Localização geográfica.
5) Se pertence a algum Moto Clube ou Moto Grupo, diga qual.

Voltar ao ÍNDICE

5) Porque razão as mensagens que envio para o MCVB me são devolvidas?
O MCVB está configurado para só aceitar mensagens provenientes de e-mails nele inscritos. Sendo assim, existem 2 prováveis razões para as tuas mensagens não passarem:
- Estás enviando as mensagens de uma conta de e-mail diferente da com que estás inscrito no MCVB;
- Na configuração do teu programa de correio eletrônico não escreveste bem o teu endereço de e-mail, o que faz com que as mensagens que envias venham com um endereço incorreto.

Voltar ao ÍNDICE

6) Porque razão as mensagens que envio para o MCVB só aparecem horas depois?
Cada mensagem enviada para o MCVB tem que ser distribuída por muitos endereços de e-mail e para não sobrecarregar os servidores, as mensagens não são enviadas de uma só vez para todos os assinantes, mas sim parcelarmente, em intervalos de 30 ou 40. Daí a demora. Quanto mais utilizadores mais demora a distribuir as mensagens por todos.

Voltar ao ÍNDICE

7) Porque razão o meu e-mail foi desinscrito do MCVB sem eu ter feito nada?
O software que gere a lista quando detecta que um determinado número de mensagens distribuídas para um determinado endereço de e-mail vêm devolvidas (Ex: caixa de correio atingiu a capacidade máxima), encarrega-se de desinscrever automaticamente esse endereço. A solução é cuidar para que a tua caixa de correio esteja sempre funcionando corretamente e escolher um serviço de e-mail fiável, isto é, que não tenha momentos de inoperacionalidade.

Voltar ao ÍNDICE

8) O que é uma ID no Yahoo e porque é importante ter uma?
Uma ID é uma identidade no Yahoo. Para fazer uma basta entrar no site do Yahoo (www.yahoo.com.br) e seguir as instruções. Com sua ID e sua senha, que é criada na hora, você pode ler mensagens diretamente no site do Yahoo, criar um perfil com seus dados, alterar seu modo de recebimento das mensagens e muito mais.

Voltar ao ÍNDICE

9) Como posso sair do MCVB ou suspender temporariamente o recebimento de e-mails?
Este tipo de operações são realizadas na página de alteração de dados do Yahoo. Com sua ID e sua senha, entre no site www.yahoo.com.br e depois em "grupos" e lá você pode definir que quer sair do grupo MCVB ou ler as mensagens apenas pelo modo web, o que cancela temporariamente o envio para seu endereço cadastrado. Para voltar a receber as mensagens, basta mudar novamente o modo de recebimento.

Voltar ao ÍNDICE

10) Como receber apenas resumos das mensagens?
Também usando sua ID e senha, entre no site www.yahoo.com.br depois em "grupos" e defina no grupo MCVB na opção de recebimento de mensagens o modo "Resumo". Para aqueles que têm dificuldade em receber o elevado número de mensagens do MCVB, esta é uma boa opção.

Voltar ao ÍNDICE

11) Quais as regras que devo observar enquanto sócio do MCVB?
Lembrem-se que as mensagens que enviarem para o MCVB são distribuídas por muitas pessoas. É fundamental não inundar as caixas de correio de todos os assinantes com mensagens inúteis, repetitivas e de assuntos que devem e podem ser tratados em privado. Acima de tudo devemos ter uma conduta que dignifique o motociclista perante os outros motociclistas e a sociedade em geral e nunca nos esquecermos que se trata de uma lista sobre "
motos".
Assim, não é permitido enviar:

1 - Mensagens pessoais que apenas dizem respeito à pessoa visada (incluindo boas vindas aos novos membros) (infração leve) (aviso).
2 - Responder ou alimentar "discussões" prejudiciais ao bom funcionamento da lista (infração grave) (aviso e quarentena em caso de repetição sistemática).

3 - Mensagens simplesmente concordando com uma mensagem anterior sem acrescentar nada de novo (infração leve) (aviso).

4 - Mensagens com arquivos anexados (executáveis, imagens, etc.).
5 - Mensagens com linguagem menos própria (palavrões, discussões) (infração grave) (aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).

6 - O MCVB é independente política e religiosamente pelo que deves evitar enviar mensagens com conteúdo ofensivo ou de alguma forma discriminatório para entidades coletivas ou individuais (grupos sociais, regionais ou desportivos, religiosos, raciais, empresas, indivíduos, etc.) (infração grave) (aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).

7 - Mensagens que não tenham a ver com Motos, Motociclismo, ou assuntos diretamente relacionados (infração leve) (aviso e quarentena em caso de repetição sistemática).
8 - Mensagens com perguntas cujas respostas estão disponíveis no site do MCVB (infração leve) (aviso).
9 - Mensagens de venda de motos ou acessórios que não pertençam ao próprio sócio do MCVB (infração grave) (aviso e quarentena em caso de repetição sistemática, mesmo sendo do próprio sócio).
10 - Mensagens com "inclusão" integral da mensagem anterior. No mínimo, deve ser eliminada a assinatura do remetente anterior e o fim da mensagem que é gerado automaticamente pela lista. Isto é para evitar que o tamanho da mensagem cresça para além de um tamanho considerado aceitável (infração leve) (aviso).
11 - Mensagens de teste ou repetições (infração leve) (aviso).
12 - Mensagens de caráter promocional ou comercial (infração grave) (aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).
13 - Mensagens com "chain letters/correntes de e-mails", e "alertas de vírus", petições, piadas, etc. (infração grave) (aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).
14 - Mensagens cujo "subject/título" nada tenha a ver com o seu conteúdo. O título da mensagem é muito importante, pois permite aos assinantes identificarem rapidamente quais as mensagens que lhes interessam (infração leve) (aviso).
15 - Mensagens escritas integralmente em línguas estrangeiras, salvo raras exceções (infração leve).
16 - Enviar mensagens escritas em caixa alta (letras maiúsculas). Deve-se utilizar as letras maiúsculas apenas onde seja necessário ou obrigatório. (infração leve) (aviso).
17 - Enviar comentários ou responder a avisos do Sistema de Moderação do MCVB para a lista (infração grave) (aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).
18 - Enviar mensagens apelando a ilegalidades ou incitando a comportamentos menos corretos nas vias públicas (infração grave)(aviso e quarentena e/ou eliminação da inscrição).
19 - Envio incorreto dos dados obrigatórios na inscrição de novo utilizador no site do MCVB. A titulo de exemplo, no campo destinado a nome, não deves colocar o apelido. Mesmo sendo este o Moto Clube Virtual, é por pessoas que é constituído e não por virtualidades. O mesmo é válido para o teu contato que deverá ser disponibilizado por forma a permitir ao Moto Clube Virtual contatar contigo se tal for necessário.
O MCVB reserva-se o direito de eliminar todas as subscrições que após solicitação de correção pelo Sistema de Moderação da Lista não se encontrem de acordo com as regras.
20 - Enviar ou reenviar mensagens cujo conteúdo seja referente a assuntos internos do MCVB, e que diga apenas respeito aos associados da mesma. (infração grave) (aviso e quarentena e/ou suspensão se for associado).
Voltar ao ÍNDICE

12) Como funciona o Sistema de Controle do MCVB?
Existe um ou mais moderadores (controladores) que acompanham as mensagens da lista e verificam se as regras referidas no ponto anterior da FAQ são cumpridas.
Quando alguém viola uma dessas regras, um ou mais destes controladores envia um aviso ao infrator através de uma aplicação web que registra todos os avisos.
Se o infrator continuar a enviar mensagens que vão contra as regras da lista poderá ser eliminado como sócio do MCVB.

Voltar ao ÍNDICE

13) Como faço para ler mensagens antigas (do arquivo)?
Todas as mensagens enviadas para o MCVB são guardadas num arquivo e numeradas. Para lê-las, basta entrar no site do Yahoo (www.yahoo.com.br) e usando sua ID e senha entrar no grupo MCVB e clicar em mensagens.

Voltar ao ÍNDICE

14) Não recebi algumas mensagens que foram enviadas para o MCVB. O que fazer?
Por razões alheias a nós, algumas mensagens enviadas para a lista podem não chegar ao seu endereço de E-mail. Exemplos: a sua caixa de correio esgotou a capacidade; o seu servidor de e-mail não está aceitando mensagens, etc.
Nestas situações deve seguir as indicações do item 13 para ir buscar as mensagens que acha que perdeu ao arquivo da lista.

Você deve entrar lá no site www.yahoo.com.br com sua ID e sua senha e clicar onde eles mandam para resolver isso e desbloquear seu e-mail.
Isso só pode ser feito por você.

Voltar ao ÍNDICE