Cuidados com o Couro

Fechar esta janela

1 - Em casos de manchas leves na superfície do couro, removê-las com um pano úmido e limpo, mas se a mancha é mais profunda, procurar serviços de profissionais em limpeza de couro, jamais usar fluídos de limpeza, detergente, óleos ou álcool.

2 - Se a peça de couro pegar chuva ou umidade deixá-la ventilar e secar à temperatura ambiente, nunca secá-la no calor direto.

3 - O vestuário em couro deve ser guardado com cuidado, para evitar que se amasse. Em caso de necessidade, porém pede-se usar o ferro de passar á temperatura de 80º graus, colocando um pano leve sobre a superfície a ser passada.

4 - Não guardar a peça de couro em saco plástico. A falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo.

5 - Se surgirem sinais de mofo, usar um pano úmido de algodão ou flanela para removê-lo
.

 Guia de Conservação do Couro

           Roupas de couro são peças confeccionadas com matéria prima nobre. Além disso oferecem características que justificam seu investimento por ser um produto natural de resistência e muito pratico. Sabe-se porém, que quem usa couro está sempre elegante e bem vestido para todas as ocasiões.

           Como conservar suas peças:

           Atenção: "Para retirar a etiqueta do seu produto utilize sempre uma tesoura".

           A peça de couro deve ser guardada com cuidado, em local fresco e ventilado, de preferência, evitar que amassem. Se for necessário passá-las, usar sempre um pano na superfície a ser passada e o ferro a uma temperatura média. 

           Nunca guardar o couro em local abafado ou em sacos plásticos, usar certas embalagens apenas para transporte. 

           Por ser um produto natural, a falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo no couro. O efeito da chuva e umidade devem ser solucionados com a secagem do produto em temperatura ambiente, de preferência na sombra. Manchas leves podem ser removidas com um pano levemente úmido (procedimento somente para o couro tradicional). 

           Lavar somente por profissionais especializados. 

           Todo couro tem odor característico, deve ser arejado com freqüência. 

           Deve-se evitar o contato direto do couro com a pele, pois ele absorverá a oleosidade natural da mesma. 

           Deve-se evitar a combinação do couro com peças de roupas claras, o pigmento do corante pode migrar do couro para a roupa. 

           Sempre que optar por estes tipos de couro Nobuk, Chamois e Antílope, deve-se tomar um cuidado maior, além da beleza que oferecem, apresentam limitações que devem ser respeitadas como: evitar apanhar chuva, em caso de manchas e sujeiras procurar lavanderia especializada, evitar o contato direto deste couro com peças de cores claras, principalmente colarinhos, visto que a transpiração do couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma. 

         Quando for usar perfume, certifique-se que o mesmo não esteja em contato com o couro.